Existem lentes de contato para quem tem ceratocone?
Sim. A Optolentes possui uma linha de lentes especiais para os mais diversos casos de ceratocone. O ceratocone é uma doença que afeta a espessura da córnea tornando-a mais fina, modificando sua curvatura e deixando-a mais cônica que o normal, o que causa perdas significativas de acuidade visual. Procure um oftalmologista especializado para verificar qual a melhor opção para o seu caso.
Existem lentes de contato para daltonismo?
Sim. A Optolentes possui uma lente de contato específica para daltonismo.
O daltonismo ou deficiência de visão de cores é um tipo de distúrbio em que o indivíduo não é capaz de reconhecer e diferenciar algumas cores específicas. Existem vários tipos de daltonismos, e eles são classificados de acordo com a gravidade para distinguir um determinado conjunto de cores.
A lente de contato age de forma seletiva quanto à passagem de luz, auxiliando a percepção e distinção de cores.
Consulte um oftalmologista especializado para verificar se nossa lente se enquadra para o seu caso.
É fácil cuidar das lentes de contato?
Não é nenhum mistério! Para cuidar delas utilize sempre solução de limpeza indicada para seu tipo de lente. Lembre-se também de higienizar o estojo e tenha sempre um kit com solução e estojo limpo ao sair de casa, para imprevistos. Para saber mais sobre higiene e cuidados leia em Limpeza e Manuseio.
A partir de que idade posso usar lentes de contato?
Não há limite de idade para uso de lentes. A indicação de uso está relacionada às características e necessidades de cada usuário, que deverá ser determinada pelo seu oftalmologista. Existem bebês, por exemplo, que utilizam lentes, em casos extremos, sob cuidados dos pais. Mas em geral a utilização está associada à maturidade da criança em colocar, retirar e higienizar as lentes.
Quanto tempo é necessário para adaptação total às lentes de contato?
Cada pessoa tem o seu tempo. Alguns usuários adaptam-se imediatamente e não apresentam qualquer problema de adaptação, mas pode levar cerca de até dez dias para a adaptação plena.
Durante este período, é importante o acompanhamento do seu oftalmologista.
Quais são os tipos de lentes de contato disponíveis no mercado?
Basicamente as lentes de contato são divididas em dois tipos de material: lentes rígidas gás permeáveis (RGP) e lentes gelatinosas (hidrogel e silicone hidrogel).
Além do material, as lentes de contato estão disponíveis em formas diferentes, e concebidas para satisfazer objetivos distintos. Elas também podem ser divididas em desenhos relacionados a alguma correção (lentes tóricas para astigmatismo ou lentes multifocais para presbiopia, por exemplo) ou mesmo pela frequência com que se trocam (descarte anual, mensal, diário, dentre outros).
Por que meu Oftalmologista pede para que eu retorne periodicamente, mesmo após a adaptação? Se já sou usuário de lentes de contato, por que preciso retornar ao oftalmologista periodicamente?
Quem usa lentes de contato deve ir ao oftalmologista periodicamente. Mesmo que a adaptação esteja muito boa e não haja nenhum tipo de problema, é importante o acompanhamento da saúde ocular com regularidade para não comprometer a continuidade do uso das lentes.
Eu posso usar lentes de contato para praticar esportes?
Com certeza. As lentes de contato proporcionam uma melhor visão periférica, minimizam distorções de imagem, não atrapalham os movimentos, evitam problemas de embaçamento, quebra e apresentam enorme conforto se comparado ao uso de óculos para a prática de esportes.
Quando devo trocar as minhas lentes de contato?
Cada tipo de lente tem um período de uso indicado. Troque suas lentes de contato conforme orientação do seu oftalmologista e indicação do fabricante. Não ultrapassar o tempo de uso é fundamental para manter seus olhos saudáveis
Lentes de contato podem causar algum tipo de desconforto nos meus olhos?
Quando a lente é bem adaptada e o usuário segue as instruções de uso do fabricante e recomendações do seu oftalmologista sobre os cuidados com a higiene e manutenção das lentes e do estojo, dificilmente haverá algum incômodo.
IMPORTANTE: Se os seus olhos estão vermelhos e você está sentindo dor, ou sua visão esteja prejudicada, procure seu oftalmologista imediatamente.
Para usar lentes coloridas sem grau é necessário ir ao Oftalmologista?
Todas as lentes de contato devem ser prescritas por um médico oftalmologista. As lentes de contato coloridas, mesmo sem grau, podem provocar sérias complicações na visão se não adaptadas e utilizadas corretamente. Seu uso requer os mesmos cuidados que as lentes de contato convencionais.
Existem lentes de contato para correção estética, causadas por acidentes ou doenças?
Sim. A Optolentes possui em sua linha diversas soluções para os mais diferentes casos de imperfeições, cobrindo leucomas, traumas e opacidades. Procure um oftalmologista especializado para identificar a melhor opção para a sua necessidade.
Posso usar lentes de contato com maquiagem?
Pode. Mas cuidado, sempre coloque as lentes de contato antes de começar a maquiagem. Dessa forma você não suja a parte interna das lentes, que ficam em contato direto com a superfície dos olhos.
Para retirar as lentes, faça o mesmo processo. Primeiro remova as lentes antes de retirar a maquiagem, assim você evitará o contato dos cosméticos com as lentes, aumentando sua durabilidade e a saúde de seus olhos.
Qual produto devo utilizar para a assepsia de minhas lentes de contato?
Existem diversos produtos de limpeza e manutenção. Eles são feitos de acordo com o material de fabricação das lentes, e para cada tipo de lente existe uma solução específica.
Os produtos também podem variar suas funções como limpar, lubrificar, enxaguar, conservar e atuar na desinfecção e remoção de lipídeos e depósitos de proteínas, ou ainda ser multipropósito agregando diversas funções em uma só apresentação.
IMPORTANTE: Antes de adquirir qualquer produto, solicite indicação do seu oftalmologista e nunca utilize água para assepsia das lentes. Apenas as soluções de limpeza específicas têm a função e o poder de manter suas lentes sempre limpas e próprias para uso. Elas conservam a higiene das lentes para que não causem mal aos seus olhos.
É possível minha lente ir para a parte de trás do olho?
Não existe esta possibilidade. Os olhos são revestidos pela conjuntiva (membrana que cobre o olho), o que impede que a lente de contato se movimente para trás do globo ocular.
A lente pode ficar presa no olho?
É muito incomum lentes de contato ficarem presas. Principalmente quando bem adaptadas, com a curvatura da lente correta para seu olho, dificilmente isso ocorrerá.
A maioria dos casos de lentes presas acontece quando o usuário dorme com as lentes ou utiliza por muitas horas, além do recomendado. Ocorre que o material de sua superfície resseca e gruda ao entrar em contato com os olhos.
Posso dormir com lentes?
Não é aconselhável dormir com as lentes de contato. Mesmo com a existência de materiais com grande transmissibilidade de oxigênio, quando dormimos de lentes, essa oxigenação naturalmente diminui, e também ocorre um aumento da temperatura da superfície ocular, o que pode eventualmente ocasionar infecções oculares.
A minha lente está caindo do olho. É normal isto acontecer?
Não é normal isto acontecer. Uma lente bem adaptada com os parâmetros certos para seu olho não deve cair.
Se isto ocorrer retorne ao seu oftalmologista para uma revisão.
Posso compartilhar minhas lentes de contato com outra pessoa?
Lentes de contato são dispositivos de uso pessoal e intransferível. Elas se enquadram às suas necessidades e não podem ser compartilhadas em hipótese alguma, pois podem transmitir bactérias, causar alergias e infecções.
A prescrição de grau dos óculos é diferente das lentes de contato?
O grau da lente de contato nem sempre é o mesmo dos óculos. Dependendo do grau e do tipo de correção prescrita as especificações podem ficar significativamente diferentes para que você tenha a melhor acuidade visual possível.
Eu posso continuar usando meus óculos se eu começar a usar lentes de contato?
Sim. Você pode fazer uso combinado, ou mesmo alternado, das lentes de contato e dos óculos, pois eles são complementares. Converse com seu oftalmologista e siga sempre as recomendações de uso para manter uma boa saúde ocular.
Posso usar lentes na praia?
Pode, mas deve-se tomar alguns cuidados. O vento e a areia podem causar desconforto e irritação nos olhos. Para evitar machucar os olhos, não coce! O indicado é que retire as lentes e faça uma boa limpeza.
Para saber mais sobre higiene e cuidados leia em Limpeza e Manuseio.
Posso usar lentes embaixo d’água?
Pode sim, mas com alguns cuidados especiais. Ao retirar as lentes é recomendável que as limpe com solução específica antes de colocar no estojo. Uma boa higienização pode evitar contaminação e proteger os olhos de irritações por causa do cloro da piscina, água do mar, ou até mesmo infecções bacterianas.
Se for praticar natação usando lentes de contato, recomenda-se o uso de óculos especiais.
Como diferenciar o lado certo da lente de contato?
Até usuários mais experientes, por vezes, não percebem que a lente está do lado errado e acham que o incômodo é causado por uma sujeira.
Verifique se a lente está do lado certo observando as bordas da lente, se estiver do lado avesso, as bordas ficam ligeiramente abertas (lembrando o formato da letra “V”), e se estiverem do lado correto as bordas ficam bem para cima (lembrando o formato da letra “U”).
Por que minhas lentes de contato estão embaçadas?
Existem várias razões possíveis para suas lentes estarem embaçando. Lentes arranhadas (no caso das lentes RGP), erro na prescrição e principalmente a limpeza incorreta são alguns dos motivos mais comuns.
Para o caso de limpeza incorreta, siga algumas dicas e cuidados abaixo:
Higienize bem suas mãos, com sabão neutro, antes de iniciar a limpeza de suas lentes de contato.
Realize a higienização das mesmas com a solução de limpeza indicada para sua lente.
Após aplicar o produto, friccione cuidadosamente ambos os lados da lente.
Agora vem o passo mais importante para evitar o embaçamento.
Após a etapa de fricção de limpeza da lente, evite tocar no centro da lente e não friccionar as lentes durante o enxágue.