Ametropias

As lentes de contato são uma ótima opção para correção de problemas de visão, elas corrigem miopia, hipermetropia, astigmatismo, e outros casos. Entenda um pouco mais sobre cada caso.

Miopia


A Miopia é uma condição de visão na qual as pessoas podem ver objetos próximos claramente, mas os objetos mais distantes parecem borrados. As pessoas com miopia podem ter dificuldade em ver claramente um filme ou tela de TV ou mesmo o quadro branco na escola. A miopia ocorre quando o globo ocular é muito longo ou a córnea (a camada mais externa do olho) é muito curva. Como resultado, a luz que entra no olho não é focalizada corretamente pela retina e os objetos distantes parecem borrados. As lentes que corrigem a miopia são denominadas divergentes ou lentes negativas. As lentes de contato costumam fornecer uma visão melhor do que os óculos, pois ficam mais próximas do olho oferecendo uma visão mais clara e um campo de visão mais amplo.

Hipermetropia

A hipermetropia é uma condição de visão na qual objetos distantes podem ser vistos claramente, mas os próximos não entram em foco apropriado. A hipermetropia ocorre quando o globo ocular está muito curto ou a córnea tem pouca curvatura. Nesses casos, seu olho não consegue focar corretamente a luz que entra nele. As lentes que corrigem a hipermetropia são denominadas convergentes ou lentes positivas. As lentes de contato costumam fornecer uma visão melhor do que os óculos, pois ficam mais próximas do olho oferecendo uma visão mais clara e um campo de visão mais amplo.

Astigmatismo

O astigmatismo é uma condição na qual o olho não focaliza a luz uniformemente na retina. Isso pode fazer com que as imagens pareçam turvas. O astigmatismo ocorre quando a córnea é mais ovalada, e esta forma não permite que a luz se concentre adequadamente na parte de trás do olho (retina). A córnea de um olho normal é curva como uma bola de basquete, com o mesmo grau de arredondamento em todas as áreas. Um olho com astigmatismo tem uma córnea que é mais curva como uma bola de futebol americano, com algumas áreas que são mais inclinadas ou mais arredondadas do que outras. Como resultado disto as imagens ficam borradas e desfocadas. As lentes que corrigem o astigmatismo geralmente são denominadas tóricas ou cilíndricas, mas existem outros desenhos e combinações que podem solucionar esta ametropia. As lentes de contato funcionam como a primeira superfície de refração para os raios de luz que entram no olho, causando uma refração ou foco mais preciso, por isso costumam fornecer uma visão mais clara e um campo de visão mais amplo do que os óculos.

Presbiopia

Essas alterações dificultam o foco em objetos próximos. A presbiopia é uma condição relacionada à idade em que a capacidade de focalizar de perto se torna mais difícil. À medida que o olho envelhece, o cristalino não consegue mais mudar de forma o suficiente para permitir que o olho foque os objetos próximos com clareza. A presbiopia pode ocorrer subitamente, geralmente se torna perceptível a partir dos 40 anos, mas a redução da visão ocorre ao longo de vários anos. Ela é uma parte natural do processo de envelhecimento do olho e não pode ser evitada. As lentes que corrigem a presbiopia geralmente são denominadas bifocais ou multifocais, mas existem outros métodos de correção com lentes monofocais. Alguns sinais de presbiopia incluem segurar materiais de leitura no comprimento do braço, visão borrada na distância de leitura normal e fadiga ocular, juntamente com dores de cabeça ao fazer um trabalho próximo.